De autoria do presidente da casa, vereador Alberto Lopes (Bertão), a Câmara aprovou o Projeto de Resolução Nº006/2022 que concede o título de Cidadão Honorário de Itacarambi ao sr. João Batista dos Mares Guia. Em pronunciamento no plenário, Berto ressaltou o trabalho de João Batista como consultor educacional e sua trajetória de serviços prestados na área da educação no estado.

“Esse projeto de resolução é mais do que justo, por todo serviço que o senhor João Batista dos Mares Guia tem prestado ao nosso município na área da educação. E não é de agora. Como secretário de Educação do estado de Minas Gerais fez um brilhante trabalho. Peço que seja alterado o Projeto, e coloque em nome de todos os vereadores da casa, pois sei do reconhecimento de todos pelo trabalho do senhor. Esperamos poder fazer a entrega deste título no mês de dezembro, na inauguração da nossa tão sonhada casa legislativa. ” Disse Alberto.

João Batista agradeceu a homenagem e lembrou dos vínculos que tem com o município de Itacarambi.

“Eu tenho vínculo de coração com este município. Minha irmã “Zicaca” e meu cunhado Milton Dias frequentam muito a fazenda (Icil) onde o Milton é um dos principais sócios, já estive muito lá (na fazenda). Pude ministrar aqui dois cursos de formação em épocas diferentes, fiz aqui uma grande amizade com um grande ser humano que foi o Zé de Paula. Mas tem algo que me prende ainda mais a Itacarambi.

A Minha mãe faleceu há menos de um ano, aos 109 anos de idade. Aos 103 ela ainda estava lúcida e inclusive tocava piano. Aos 104 anos ela chamou minha irmã Zicaca e disse ‘eu não quero ser enterrada quando eu falecer(…) eu quero ser cremada e as minhas cinzas eu quero que sejam lançadas em Itacarambi, nas águas do Rio São Francisco. ’ Então as cinzas da minha mãe estão aqui em Itacarambi. ” Declarou emocionado.

João Batista dos Mares Guia é professor, sociólogo e político. Foi deputado Estadual em Minas Gerais, secretário-adjunto e secretário da educação de Minas Gerais, com destaque na implantação dos programas de formação continuada de professores, pedagogos e diretores escolares, conhecidos como Procaz. Sendo também responsável pela criação do programa “Travessia: acertando o passo a caminho da cidadania”, que incentivou os estudos para discentes com defasagem idade/série e para os jovens que então se encontravam fora da escola. Foi secretário municipal de educação e secretário municipal de planejamento urbano e do meio ambiente da cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Essa é uma pequena síntese do currículo do professor João Batista.

Rildo Madureira – AssCom Câmara Municipal de Itacarambi